top of page
bg-diabetes.png

Doenças da Tireóide

Prancheta 5.png
elemento-gráfico.png

 Tireóide é uma glândula em formato de borboleta, localizada na base do pescoço, responsável pela produção dos hormônios tireoidianos, que vão agir sobre diversos órgãos.


HIPOTIREOIDISMO
Condição na qual há uma menor produção dos hormônios da tireóide. Com isso, ocorre uma “lentificação” das funções orgânicas. Sintomas comuns no hipotireoidismo: cansaço, indisposição, sonolência, pele e cabelos  ressecados, unhas quebradiças, constipação, retenção de líquidos e ganho de peso, esquecimento, alterações menstruais, dores musculares.


HIPERTIREOIDISMO
Condição na qual há um excesso de hormônios da tireóide. Nesse caso, ocorre uma “aceleração” das funções orgânicas. Sintomas comuns no hipertireoidismo: coração acelerado, tremores, agitação, nervosismo, perda de peso, suor excessivo, pele quente e úmida, aumento do número de evacuações, aumento da glândula tireóide (bócio), protusão dos olhos.

NÓDULOS E CÂNCER DE TIREÓIDE

Nódulo de tireóide é uma condição bastante frequente, especialmente com o avanço e a disponibilidade dos exames de ultrassonografia.       

Felizmente, a maior parte dos nódulos é benigna. O câncer de tireóide, por sua vez, afeta em torno de 5% dos pacientes com nódulo de tireóide. Uma vez  diagnosticados, nódulos de tireóide devem ser sempre avaliados e acompanhados pelo médico endocrinologista, que vai estimar o risco de malignidade e indicar a necessidade de investigação, seguimento ou tratamento de acordo com cada caso.

bottom of page