top of page

Diabetes

 O pâncreas é a glândula responsável pela produção da insulina, hormônio que promove a “entrada” da glicose nas células, para que possa ser usada como energia. O diabetes ocorre quando há algum defeito na produção e/ou ação da insulina.

DIABETES TIPO 1
O defeito é na produção de insulina, devido a presença de anticorpos contra o pâncreas. É mais comum em crianças e adolescentes, mas também pode acometer adultos. Costumam estar presentes os sintomas clássicos do diabetes: poliúria (urina excessiva), polidipsia (sede excessiva), polifagia (fome excessiva) e perda de peso (apesar da polifagia).

O tratamento é feito com insulina desde o diagnóstico.


DIABETES TIPO 2
É o tipo mais comum. Ocorre uma associação entre defeito na secreção de insulina e resistência a ação desse hormônio. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, destaca-se o sobrepeso/obesidade. Muitos pacientes desconhecem ter a doença por não apresentarem sintomas (ou apresentarem poucos sintomas) que, muitas vezes, são inespecíficos: tontura, visão embaçada, fadiga, formigamento nos pés. O tratamento inclui  mudanças de estilo de vida (reeducação alimentar, prática de atividade física, perda de peso) e uso de medicamentos e/ou insulina.

bottom of page